Estudantes de Direito da PUC-SP são denunciados por ofensas a alunos da USP durante jogo universitário
Estudantes de Direito da PUC-SP são denunciados por ofensas a alunos da USP durante jogo universitário
Um grupo de estudantes de Direito da PUC-SP está no centro de uma polêmica após vídeos exibindo ofensas a alunos da USP viralizarem no último fim de semana. Nas gravações, os jovens aparecem xingando os estudantes da universidade pública de “pobres”, “cotistas” e “filhos da p*”. Em meio às provocações, também fazem gestos com as mãos simbolizando dinheiro, o que gerou grande indignação nas redes sociais.
Os estudantes da USP acusaram os suspeitos de cometerem racismo e aporofobia (preconceito contra pessoas pobres) durante os Jogos Jurídicos, evento esportivo entre faculdades de Direito. A repercussão do caso resultou na demissão de pelo menos dois alunos da PUC-SP que aparecem nas imagens, os quais faziam estágio em escritórios de advocacia.
As faculdades de Direito da PUC-SP e da USP emitiram uma nota conjunta de repúdio, classificando as ações como “inaceitáveis”. A PUC-SP também divulgou um posicionamento separado, no qual se solidarizou com os estudantes ofendidos e classificou as atitudes dos alunos como “intoleráveis”.
A polêmica reacende o debate sobre discriminação em ambientes acadêmicos e a responsabilidade das instituições em promover inclusão e respeito mútuo entre os alunos. O caso segue gerando discussões e pode ter desdobramentos legais e acadêmicos.
📹 Reprodução / Redes Sociais