O que se sabe até agora sobre o apagão que afetou Portugal e a Península Ibérica

O que se sabe até agora sobre o apagão que afetou Portugal e a Península Ibérica
O corte maciço de energia que atingiu a Península Ibérica nesta segunda-feira (28) segue sob investigação, e as autoridades já adiantam que, até o momento, não há indícios de ciberataque. A informação foi confirmada pela vice-presidente executiva da Comissão Europeia, Teresa Ribera, durante declaração à imprensa em Bruxelas.
"Não estamos a descartar nada, mas não há provas de qualquer problema de cibersegurança", afirmou Ribera, que coordena a pasta da Transição Limpa, Justa e Competitiva. A prioridade, segundo ela, é restaurar completamente o sistema elétrico e identificar a origem da falha, classificada como "uma das maiores falhas no sistema elétrico dos últimos anos" na União Europeia.
O apagão afetou grande parte da Península Ibérica e, em menor escala, também atingiu algumas áreas do sul da França. Em Portugal, como medida de segurança, as autoridades optaram por desligar o sistema elétrico do espanhol para permitir uma recuperação gradual da rede.
A Comissão Europeia informou que está em contato permanente com as autoridades portuguesas e espanholas, além da ENTSO-E (Rede Europeia dos Operadores das Redes de Transporte de Eletricidade), para monitorar o impacto e buscar as causas do incidente.
O restabelecimento completo da energia segue em andamento, e novas atualizações deverão ser divulgadas nas próximas horas.
Diretor Geral de Jornalismo: @neo.correia