Sessão Solene marca celebração da Semana da Cultura Racional em Osasco
Sessão Solene marca celebração da Semana da Cultura Racional em Osasco
Legislativo realiza solenidade alusiva à data desde 2019
A Câmara Municipal de Osasco promoveu, na última quarta-feira (27), uma Sessão Solene em comemoração à Semana da Cultura Racional. O evento reuniu membros do movimento de Osasco e de outros municípios brasileiros, que debateram a importância da Cultura Racional para a evolução do ser humano e ações para o fortalecimento e disseminação na prática como política pública.
Criada por Manoel Jacinto Coelho, em 1935, a Cultura Racional traz um conjunto de conhecimentos sobre a origem da humanidade, com ênfase na natureza, na consciência e no equilíbrio. O livro “Universo em Desencanto” é a principal referência do movimento.
O vereador Julião (PSB) presidiu os trabalhos e representou a vereadora Lúcia da Saúde (Podemos) — proponente da Sessão Solene e coautora da Lei 4.963/2019, que instituiu a Semana da Cultura Racional em Osasco.
Depois de Rio Claro, no interior de São Paulo, Osasco é uma das primeiras cidades que comemoram a Semana da Cultura Racional em seu Calendário Oficial, assim como o município de Piraí do Sul (RJ).
Também compuseram a mesa o comendador pela Academia Brasileira de Cultura e membro da Cultura Racional, Carlos Tadeu, e o vereador da cidade de São José dos Campos, Marcão da Academia (PSD) — ambos membros da Cultura Racional.
“Quero parabenizar e agradecer todos os oradores que passaram nesta Tribuna. O povo agradece por vocês nos ajudarem a ter uma sociedade mais justa, mais igualitária”, disse Julião.
O parlamentar também leu uma mensagem da vereadora Lúcia, que não participou do evento por motivos de saúde. No texto, ela recordou o processo de criação da lei e afirmou que “é preciso transformar a mente humana para transformar a nossa realidade”.
Ao todo, oito membros da Cultura Racional usaram a Tribuna para falar sobre o movimento e suas contribuições à sociedade.
Morador de Osasco há 16 anos, Edson Alves de Oliveira defende o uso dos livros Universo em Desencanto como opção cultural de leitura nas escolas municipais. A proposta foi lançada durante a Sessão Solene da Semana da Cultura Racional de 2022 e tem ganhado força entre os membros do movimento.
Como parlamentar, Marcão da Academia se colocou à disposição para ajudar na construção de um projeto que contemple a proposta. “É um processo que não entra de um dia para o outro. Vocês podem contar comigo. Tenho certeza de que a primeira cidade que entrar nesse projeto vai abrir portas para as outras”, adiantou.
Representante da cidade de Rio Claro e membro há 28 anos, Jeferson Lopes falou sobre a busca por uma sociedade mais justa para todos. “A Cultura Racional vem provando e comprovando que isso é possível, por uma lógica cósmica, humana, vegetal, mineral, uma lógica das águas”, afirmou.
Segundo Carlos Tadeu, “Universo em Desencanto” é uma publicação para todos. “É um livro tanto para pessoas semianalfabetas quanto para os mais renomados catedráticos. O conhecer a si próprio é uma questão fundamental que ele traz”, explicou.
O crédito da imagem é Ricardo Migliorini / CMO.