Acervo científico com 240 mil amostras
Acervo científico com 240 mil amostras de plantas, algas e fungos ganha novo espaço de conservação no Jardim Botânico
Espaço, que está aberto à visitação de pesquisadores, reúne amostras coletadas há até 200 anos
18 de novembro de 2024 – O Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, faz uma readequação de 3 das 18 coleções científicas biológicas, geológicas e paleontológicas, reconhecidas internacionalmente pela diversidade e representatividade. Localizadas na capital, na unidade do Jardim Botânico, essas coleções, que incluem amostras de briófitas, algas e fungos, receberão melhores acomodações para garantir a conservação.
As amostras serão transferidas para um novo espaço maior, climatizado e protegido da luz. Cerca de 240 mil amostras representativas da biodiversidade brasileira e de mais de 100 países serão realocadas. Este acervo possui informações sobre todas as espécies do Brasil e é um importante testemunho histórico, com amostras coletadas há até 200 anos, e possui um valor monetário estimado em R$ 20 milhões.
Algumas das amostras botânicas que podem ser encontradas, por exemplo, são da época do império. Cada uma delas traz detalhes sobre a espécie e uma fotografia das características da época, trazendo poeira, pequenos insetos, informações sobre a temperatura e regime de chuva. Outra curiosidade são alguns exemplares da tradicional Avenida Paulista, na capital, antes de a via ser construída. Uma delas se chama “pogonatun pensilvanicum”, um gênero de musgo que vivia no local antes da construção, em 1891.
Leia mais: https://semil.sp.gov.br/2024/11/acervo-cientifico-com-240-mil-amostras-de-plantas-algas-e-fungos-ganha-novo-espaco-de-conservacao-no-jardim-botanico/
Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo
(11) 3133-3369
semil.imprensa@sp.gov.br